Câmara Municipal de Guabiruba devolve 141 mil ao Poder Executivo
Legislativo gera uma economia durante o ano de mais de R$ 5 milhões de reais para os cofres públicos.
por Redação 23/12/2022 às 16:10 Atualizado em 27/09/2023 às 10:08

Na manhã de quinta-feira, 22, o setor financeiro da Câmara Municipal de Guabiruba, atendendo determinação do presidente vereador Cristiano Kormann (Progressistas) realizou a devolução aos cofres públicos de R$ 141.144,99, valor financeiro economizado pelo legislativo durante o ano de 2022.

O orçamento do município em 2022 foi de R$ 128 milhões, sendo que segundo a lei o Poder Legislativo teria direito a 6% desse valor (R$7.668.382,84).  A Lei Orçamentaria Anual, aprovada em 2021, estipulou para o legislativo apenas 1,78% (R$ 2.285.000,00), mesmo recebendo um percentual como orçamento bem mais baixo, o Poder Legislativo seguindo o exemplo de anos anteriores, de economicidade e responsabilidade com o dinheiro público realizou a devolução de R$ 141.144,99, que poderão ser aplicados em outro setor pela Prefeitura Municipal.

O orçamento recebido pela Câmara Municipal conforme permissão legal foi utilizado para manutenção das atividades administrativas, pagamento de remuneração para funcionários, vereadores e prestadores de serviços.

Lembrando que a Câmara de Vereadores de Guabiruba mantém poucos funcionários, apenas seis, entre concursados e cargos de indicação, com o objetivo de atender as necessidades básicas dos parlamentares, os vereadores não possuem assessores pessoais, o veículo da casa é utilizado apenas em necessidades pontuais, os vereadores não possuem telefones cedidos pelo legislativo e o pagamento de diárias e feito em raras missões na busca de recursos para cidade.

Assuntos: Política