​Médico urologista palestrou na Câmara Municipal sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata
Na noite de quinta-feira, 19 de novembro, a Câmara Municipal de Guabiruba em parecia com a Prefeitura...
por Redação 20/11/2015 às 08:09

Na noite de quinta-feira, 19 de novembro, a Câmara Municipal de Guabiruba em parecia com a Prefeitura Municipal realizou palestra com o médico urologista Dr. Humberto Teruo Eto, coordenador na região na Sociedade Brasileira de Urologista. O evento teve como objetivo alertar e despertar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de próstata. O slogan desse ano é “Quanto antes tocar nesse assunto melhor”.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da casa, vereador Felipe Eilert dos Santos e pelo vereador Luciano Schlindwein autor do projeto que instituiu o Novembro Azul no município.

O médico destacou a necessidade do exame de detecção do câncer de próstata, sintomas, fatores de risco e tratamentos. “A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnostico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir anualmente ao urologista”, salientou Teruo Eto.

Na palestra também foi destacado os principais sintomas da doença, que são dores ósseas, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen. Os fatores de riscos também foram lembrados pelo palestrante que enumerou o histórico familiar de câncer de próstata, homens negros sofrem maior incidência e obesidade.

No final da palestra o médico urologista ainda respondeu questionamentos do público presente no evento, quebrando a barreira do preconceito os participantes puderam dirimir as mais diferentes dúvidas sobre o assunto.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Valmir Zirke e os vereadores Waldemiro Dalbosco e Valdeci Gomes Ferreira.

Galeria de fotos
Assuntos: Saúde
Continue lendo...