​Resuma da sessão ordinária de 28 de maio de 2018
Na oportunidade deu entrada na casa o projeto de lei que trata do Plano Diretor do Município, ele foi baixado para as comissões. Também foram apreciados e votados projetos de leis e moções.
por Redação 29/05/2019 às 07:10 Atualizado em 18/06/2019 às 11:21

Na noite de terça-feira, 28, aconteceu a última sessão ordinária do mês de maio na Câmara Municipal de Guabiruba. O encontro foi presidido pela senhora vereadora Rosita Kohler (Progressista) e contou com as presenças dos demais oito parlamentares.

Um dos principais temas em debate foi sobre a Moção de Apoio ao Instituto Federal Catarinense de Brusque (IFC), que reclama de cortes ou contingenciamentos impostos pelo Ministério da Educação (MEC).

O diretor geral do IFC, Hélio Maciel Gomes participou da sessão e usou a tribuna popular da casa legislativa para falar sobre as dificuldades enfrentadas pelo IFC com os cortes (ou contingenciamentos) de cerca de 30 % dos valores financeiros enviados pelo MEC.

Ele também pediu o apoio dos vereadores para a aprovação de uma moção de apoio que deveria ser enviada ao governo federal. Moção esse que foi reprovada por cinco votos a quatro.

O vereador Godo Westarb (DEM) realizou alguns pedidos da comunidade inclusive apresentando imagens no sistema audiovisual da casa. Um dos pedidos e relacionado aos alagamentos na Rua Afonso Gums, bairro Aymoré. A limpeza das margens da Rua Guabiruba Sul, para uma melhor segurança dos pedestres e ciclistas também foi tema solicitado.

Sobre a moção de apoio ao IFC o parlamentar comentou o seu voto contrário. Segundo o vereador o congelamento de verbas já aconteceu em outros governos sem o alarde atual.

A vereadora Rosita Kohler convidou a população regional para participar da 6ª Festa da Integração e também das festividades dos 57 anos de Guabiruba.

Ela também aproveitou o espaço para falar sobre o andamento da divulgação do 2º Talento Guabirubense que foi lançando oficialmente na segunda-feira na Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro.

O vereador Vilmar Gums (PSDB) destacou vários temas, mas um deles recebeu inclusive o apoio da maioria dos demais colegas, foi a solicitação junto ao poder executiva para realizar os Jogos Comunitários a cada dois anos. O parlamentar apontou as dificuldades enfrentadas pelos líderes comunitários para conseguir atletas paras as modalidades. Isso segundo Gums, poderia inclusive aumentar o nível de disputa da competição.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) falou da sua presença nos eventos de promoção do 2º Talento Guabirubense, destacando as melhorias nas estruturas dos educandários inclusive com o uso das tecnologias. Ele fez um paralelo lembrando-se da época de estudante, momento que estudava em uma sala de madeira, onde havia somente um professor para diversas turmas.

Sobre o mesmo tema o vereador lamentou que apesar dos esforços para melhoria das estruturas, isso não se reflete na melhoria do aprendizado no Brasil.

O vereador líder de governo, Cristiano Kormann (Progressistas) aproveitou a presença da imprensa para divulgar uma importante obra de enroncamento realizada em um ribeirão as margens da Rua Alberto Voss, bairro Guabiruba Sul. Segundo o parlamentar ele foi procurado por moradores que estão gratos pela execução dos trabalhos que já eram aguardados por mais de uma década.

Outro tema foi o lançamento do Guia Turístico de Guabiruba que deve acontecer oficialmente na 6ª Festa da Integração. O turismo como diversificação da atividade econômica também foi assunto destacado.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) comentou a situação do IFC com relação a necessidade de reduzir custos de operacionalização em decorrência dos cortes impostos pelo governo federal.

Haliton Kormann (MDB) comentou sobre o 2º Talento Guabirubense destacando com uma bela iniciativa da casa na integração com as crianças e adolescentes estudantes da Rede Pública Municipal.

Também apresentou no sistema audiovisual imagens dos alagamentos constantes na Rua Brusque, próximo das empresas Kohmar e Dekinha, ele solicitou providência com relação essa situação.

- Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Complementar nº 03/2019do Executivo, que "ALTERA O PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE GUABIRUBA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 16/2019 do Executivo, que  "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A RECEBER EM DOAÇÃO UMA ÁREA DE TERRAS, SITUADA NESTE MUNICÍPIO".

- Foi reprovada por cinco votos a quatro a Moção de Apoio nº 06/2019;

- Foi aprovado Moção de Congratulações nº 07/2019;

- Foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Ordinária nº 14/2019, que "CRIA A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO, REVOGA A LEI MUNICIPAL 861, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 04 de junho de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Hélio e Fabio 28 de maio.mp3
Godo 28 de maio.mp3