​Resumo da sessão ordinária da 23 de outubro de 2018
A Câmara Municipal de Guabiruba realizou na noite de terça-feira (23), a última sessão ordinária...
por Redação 24/10/2018 às 07:47

A Câmara Municipal de Guabiruba realizou na noite de terça-feira (23), a última sessão ordinária do mês de outubro, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Cristiano Kormann (Progressistas).

Na oportunidade cinco vereadores utilizaram o espaço da palavra livre e um projeto de lei foi aprovado em regime de urgência.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) realizou indicações verbais solicitando melhorias na pavimentação de trechos de vias próximo a rótula da empresa Nertex, bairro Imigrante, em frente da praça da Lorena, bairro São Pedro e também no entroncamento das ruas São Pedro e José Fischer.

Também parabenizou o município pela criação do novo Portal do Turismo, criado em parceria com Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

O petista também comentou sobre sua defesa em sessões anteriores dos benefícios e avanços no período que o PT administrou o Brasil. Fato que gerou uma retaliação do colega vereador Godo Westarb (DEM) que afirmou que era injustificável em tempos atuais uma defesa ao PT. Santos voltou ao tema e disse que defende sim o partido, explicando o significado do direto de expressão de cada indivíduo, afirmando que não defende corruptos, que inclusive não é contra a prisão de Lula, mas também é a favor da prisão de outros “caciques” políticos que continuam soltos após a comprovação de vários crimes. (Ouça o áudio na integra no site da Câmara Municipal).

O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) líder de oposição na Câmara Municipal solicitou através de indicação melhorias na pavimentação da Rua Nicolau Schaefer no bairro Imigrante, conforme solicitação da comunidade.

O parlamentar também discorreu sobre o final do sinal analógica da TV aberta que deve ocorrer nos próximos dias, sendo assim, solicitou providências da administração municipal para buscar formas de garantir o sinal digital para os usuários de Guabiruba.

O vereador Alôncio Schirmer (Progressistas) solicitou a aquisição de um equipamento para limpeza de bocas de lobo, apresentando imagens do equipamento através do sistema audiovisual da casa.

Schirmer também comentou sobre a situação das calçadas na cidade, destacando a responsabilidade de cada cidadão com o passeio público, mas, sugeriu um projeto de parceria com o município intitulado “Calçadas para Todos”.

Por fim, comentou que dos R$ 16 milhões de empréstimo que serão contraídos pelo Poder Executivo para pavimentações e melhorias de vias na cidade, R$ 7 milhões serão investidos em ruas do bairro Lageado Baixo.

O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) discorreu sobre melhorias no trevo da Pomerânia com Aymoré, já que um grave acidente aconteceu envolvendo caminhões na semana anterior. O local já é motivo de reclamações por grande parte da comunidade.

O parlamentar que é morador do bairro Aymoré também destacou os investimentos que serão realizados em um futuro próximo na Rua Prefeito Carlos Boos, com recursos aprovados pelo poder legislativo.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) comentou sobre sua participação e demais pares no lançamento do Memorial do Artesanato Dietrich, bairro São Pedro.

Também discorreu sobre as reuniões de audiência públicas para discussão do Plano Diretor, apresentando as principais dificuldades que envolvem as sugestões e possíveis modificações. Também ressaltou a importância da participação popular.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária n. º 23/2018 do Executivo, que “DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 06 de novembro, no horário regimental de 19 horas.

Na próxima terça-feira, 30, acontecerá às 19 horas na Escola Edeltrudes Wippel Heil, bairro Aymoré, mais uma edição da Câmara Itinerante.

Galeria de fotos
Áudios
1
Felipe 23 de outubro
2
Minhoca 23 de outubro
3
Alôncio 23 de outubro
4
Waldemiro 23 de outubro
Continue lendo...