​Resumo da sessão ordinária de 03 de dezembro 2019
Na oportunidade seis projetos foram apreciados e votados pelos parlamentares. A sessão teve a presença de membros do COMBEA e PATA.
por Redação 04/12/2019 às 11:19 Atualizado em 04/12/2019 às 11:20

Na noite de terça-feira, 03, aconteceu a primeira sessão ordinária de dezembro na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas) contando também com as presenças de todos os demais vereadores.

Na oportunidade seis projetos foram apreciados e votados pelos parlamentares. Destaque para a aprovação do Projeto de Lei n. º37/2019, que autoriza o município a conceder auxílio financeiro à Associação Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA) para realização de uma Campanha de Castração.

Aproveitando a tramitação do projeto da PATA fez uso da tribuna popular da casa a presidente da ONG, Kelly Cristine Stricker e também Eduarda Schweigert, coordenadora do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (COMBEA) que trataram sobre a importância do trabalho realizado na defesa e proteção dos animais.

A vereadora Rosita Kohler foi a primeira a utilizar o espaço da palavra livre momento que falou sobre o Desfile do Natal Magico de Guabiruba parabenizando a organização e participação popular.

Ainda sobre o natal a vereadora destacou a realização pela Escola Municipal Padre Germano Brandt da VII Germano Licht Nacht, que reuniu todas as turmas da unidade de ensino para apresentações natalinas.

Por fim, a vereadora Rosita também convidou a comunidade para a abertura da Pelznickelplatz.

O vereador Vilmar Gums (PSDB) parabenizou os voluntários da PATA pelo trabalho realizado na proteção dos animais em Guabiruba.

Também destacou suas indicações com ênfase para uma imagem apresentada no sistema audiovisual sobre situação de uma boca de lobo na Rua São Pedro, próximo a Sorveteria São Pedro, que apresenta problemas.

Também solicitou a troca de uma luminária na Rua Sternathal solicitada pela comunidade.

Por fim, também parabenizou as secretarias envolvidas pela realização do desfile do Natal Magico.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) solicitou no encontro o regime de urgência ao projeto de PATA e também discorreu sobre a importância do COMBEA como conselho sugestivo e consultivo sobre o tema proteção e políticas para o bem-estar dos animais. Felipe que sempre esteve junto com a PATA e é defensor da causa animal falou sobre a importância da aprovação do projeto que autoriza a liberação de recursos financeiros para a realização de uma campanha de castração.

Haliton Kormann (MDB) parabenizou a PATA e destacou a importância da aprovação do projeto, o parlamentar também dirimiu dúvidas com relação ao direcionamento da Campanha de Castração que será desenvolvida. Após a parte concedida ao colega Felipe dos Santos o vereador ficou sabendo que a campanha direcionada inicialmente para os animais tutelados pela ONG, famílias de baixa renda e assim por diante.

Sobre suas indicações o parlamentar solicitou a instalação de um parque infantil nas dependências da Creche do Imigrante. Também solicitou que o setor competente forneça a relação dos veículos de taxis, com discriminação dos pontos e locais de estacionamento na cidade.

O vereador Harri Westarb Neto “Godo” (DEM) entre os vários temas que apresentou destacou reclamação recorrente da população com relação a falta e qualidade da água que deveria ser fornecida pela empresa Atlantis. O parlamentar apresentou um vídeo onde um morador mostra o hidrômetro rodando sem que a água saia nas torneiras.

Jaime Luiz Nuss (MDB) falou sobre a programação da Pelznickelplatz convidando a comunidade para o grande evento.

Falou sobre os seus questionamentos direcionados a GBTRAN e sua coordenadora Mariana Reis, que segundo o parlamentar ignora os pedidos da comunidade. Ele falou sobre matéria do Jornal Guabiruba Zeitung, onde ela foi questionada sobre um pedido para instalação de uma travessia elevada e ela respondeu que todos os pedidos passam por um processo da análise. Jaime criticou a inércia da pasta e solicitou também a ação do senhor Jair Brambila, que é o chefe de Mariana. 

Paulo Ricardo Gums (Progressistas) primeiro parabenizou o trabalho realizado pela PATA e disse saber que apesar das dificuldades eles continuam a realizar um ótimo trabalho. Disse que está à disposição para ajudar no que for necessário e também incentivou a comunidade a prestar trabalhos voluntários principalmente nas ações desenvolvidas pela ONG.

Sobre a necessidade da troca de lâmpadas na rede pública de energia na Rua Sternathal levantada pelo vereador Vilmar Gums, o parlamentar destacou que presenciou aos profissionais do setor fazendo os reparos na manhã de terça-feira.

Sobre o natal a vereador destacou a realização pela Escola Municipal Padre Germano Brandt da VII Germano Licht Nacht, que reuniu todas as turmas da unidade de ensino para apresentações natalinas.

Também destacou sua participação em eventos esportivos como finais da Bocha e Dominó presenciando o amor e dedicação dos guabirubenses pelo o esporte.

ORDEM DO DIA

- Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Lei Ordinária nº 38/2019 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 31/2019, que "ALTERA A LEI Nº 1.612, DE 26 DE OUTUBRO DE 2017, QUE TRATA DO PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O QUADRIÊNIO 2018/2021".

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 32/2019, que "ALTERA A LEI Nº 1.697, DE 03 DE OUTUBRO DE 2019, QUE TRATA DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DE GUABIRUBA PARA O ANO DE 2020".

- Foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 33/2019, que "ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2.020".

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 37/2019, que "AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO À ASSOCIAÇÃO PROTEGENDO OS ANIMAIS COM TODO AMOR - PATA".

- Foi aprovado em segunda votação do Projeto de Lei nº 035/2019, que "INSTITUI O PROGRAMA DE ESCOVAÇÃO DENTAL SUPERVISIONADA PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DE GUABIRUBA-SC".

Nada mais havendo a tratar, foi declarado encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 10 de dezembro de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Galeria de fotos
Áudios
1
Eduarda e Kelly.mp3
2
Rosita 03 de dezembro.mp3
3
Mala 03 de dezembro.mp3
4
Felipe 03 dezembro.mp3
5
Haliton 03 de dezembro.mp3
6
Godo 03 dezembro.mp3
7
Jaime 03 dezembro.mp3
8
Minhoca 03 dezembro.mp3
Continue lendo...