Câmara Municipal de Guabiruba realiza sessão ordinária na noite de terça-feira, 14 de fevereiro
Na oportunidade os vereadores apreciaram e votaram três projetos de leis, dois requerimentos e uma moção.
por Redação 15/02/2023 às 07:57 Atualizado em 27/09/2023 às 10:08

Na noite de terça-feira, 14, a Câmara Municipal de Guabiruba realizou mais uma sessão ordinária, sendo os trabalhos presididos pelo vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas).

No espaço da palavra livre oito vereadores falaram sobre temas como educação (situação da Escola João Boos), infraestrutura e reforçaram suas indicações.

Waldemiro Dalbosco apresentou um gráfico sobre o orçamento per capto (orçamento x número de habitantes), segundo o parlamentar o levantamento foi feito em municípios da região, sendo que Guabiruba só ficou acima de Canelinha e São João Batista, com orçamento de R$ 116 milhões para 24.922 habitantes.

Dalbosco informou que a cidade teve um aumento significativo no número de habitantes nas últimas contagens do IBGE, mas não se teve a mesma preocupação com o crescimento da receita.

A vereadora Maria Simone Fischer (MDB) comentou sobre os números apresentados pelo vereador Waldemiro “orçamento per capto”, segundo ela as informações são importantes, mas, os recursos públicos têm que ser melhores geridos e administrados, situação que não ocorreu em alguns momentos da história da cidade.

Ela também disse achar interessante apresentar dados sobre os salários de servidores em cidades vizinhas, porque não existe explicação para uma defasagem histórico dos rendimentos dos servidores públicos em Guabiruba. “Teve prefeito que passou sua administração completa sem conceder aumento real aos salários dos servidores”, completou a parlamentar.

Uso da palavra: Acompanhe os pronunciamentos dos vereadores em áudio no final da matéria na seguinte sequência: Waldemiro Dalbosco, Alexandre Felipe Pereira, Cristiano Kormann, Jair Francisco Kohler, Maria Simone Fischer, Ronaldo Kohler, Vilmar Gums e Wagner Fischer Westarb.

- Foi aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 3/2023 do Executivo, que "DISPÕE SOBRE A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL E SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 1/2023, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ATUANTES NA ÁREA DA SAÚDE QUE MENCIONA". Aprovado o Parecer, colocar o referido Projeto de Lei em primeira discussão e votação. Rejeitado, arquive-se.

- Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 2/2023, que "AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE GUABIRUBA, A CONCEDER AUXÍLIO FINANCEIRO ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE MENCIONA".

- Foi aprovado o Requerimento nº 02/2023, assinado por todos os parlamentares requerem para que se digne enviar expediente destinado ao Governador do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Estadual de Educação, com a finalidade de prestar maiores esclarecimentos sobre o andamento das obras de reforma e ampliação da Escola Professor João Boos, no município de Guabiruba.

- Foi aprovada deliberação sobre o Requerimento nº 03/2023 dos vereadores MARIA SIMONE FISCHER, RONALDO KOHLER, VILMAR GUMS e WAGNER FISCHER WESTARB, os vereadores da bancada do MDB que estes subscrevem, com amparo regimental, solicitam à Administração Municipal por meio do setor competente, para que forneça cópias dos projetos e respectivas ARTs, acompanhados da planilha orçamentária e cronograma de execução das seguintes obras:

a) ponte da rua Júlio Schumacher, bairro Centro;

b) ponte da rua Bernardo Kohler, bairro Guabiruba Sul;

c) Enrocamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia, bairro Lageado Alto

d) Projeto de corte da Rua Lageado Alto, bairro Lageado Alto

e) Projeto de Corte do morro ao longo da rua Alois Erthal e da Rua José Júlio Schumacher ambas no bairro centro.

- Aprovada a Moção de Pesar nº 03/2023.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão, convocando a próxima para o dia 21 de fevereiro do corrente.

Waldemiro 14 de fevereiro.mp3
Xande 14 de fevereiro.mp3